Da “ensinagem” à aprendizagem: o protagonismo docente no processo de mudança.

Como você educador tem atuado enquanto protagonista do processo de mudança que a educação precisa?

Da “ensinagem” à aprendizagem: o protagonismo docente no...

  • Alessandra Novak
  • 2h
  • Porto Educação

Porque fazer

A educação e as formas de ensinar e aprender tem sofrido pressões para mudanças que possam atender um mundo que está e ficará ainda mais diferente. Além disso, indicadores externos demonstram que os objetivos mínimos de aprendizagem ao final de diferentes ciclos não tem sido atingidos. Diante deste contexto de um mundo diferente e a não eficácia nos resultados dos processos educativos, a escola precisa mudar. A escola é feita de pessoas, não de prédios, então se algo precisa mudar, este “algo” são as pessoas. E os “experts” no processo educativo são também os docentes. Diante disto, o docente torna-se força propulsora chave neste processo de mudança. Para isto, o mesmo precisa ter postura protagonista. Mas por que ser protagonista? O que vem a ser este protagonismo docente? Quais mudanças são estas que estão acontecendo e pressionam o docente a ser agente de mudança? Estas e outras questões serão colocadas como “provocações, no intuito de incitar a reflexão e a possibilidade de mudança tão urgente na prática docente.

Objetivos

– Reconhecer a importância do docente enquanto agente propulsor da mudança na educação para que esta atinja de fato seus objetivos.

 – Reconhecer a distância entre a escola e o mundo;

– Identificar-se enquanto agente ativo e protagonista no processo de mudança;

– Refletir sobre as responsabilidades docentes no processo de mudança;

– Promover a mudança de postura docente frente às práticas que focam na “ensinagem” e não na aprendizagem;

– Discutir o papel docente no processo de aprendizagem discente;

– Analisar criticamente os “modismos” na educação.

Para quem é o curso

Docentes da educação básica, graduação e gestores de escolas.

Programa

  • Com uso de slides e vídeos, a palestra tem o intuito de promover provocações e reflexões sobre a importância do Professor enquanto agente ativo e protagonista responsável neste processo de mudança.

  • A escola e o mundo: entre avanços e estagnação

  • Indicadores: o que eles nos dizem?

  • Quem é essa tal de escola?

  • O docente enquanto "expert" no processo

  • A vida é feita de escolhas;

  • Como nos tornarmos protagonistas?

  • A mudança vem pelo exemplo já dizia Paulo Freire

  • Ensinagem e/ou aprendizagem: que mudança é esta?

  • O que há de novo?

  • Precauções com "modismos"

  • Considerações.

Sobre a monitoria

Alessandra Novak

É bióloga, mestre e doutoranda em Saúde e Meio Ambiente. Desde 2017 estuda e atua nas novas tendências pedagógicas, com novas tecnologias, Educação à Distância e ensino híbrido.Tem capacitações em metodologias ativas pela Universidade Stanford e Programa Sthem Brasil e MBI em Educação para Profissionais do Futuro. É docente multiplicadora do Programa Sala Mais, e vencedora do prêmio Padre Magela 2018 (Grupo nima). Docente há mais de 15 anos na educação básica, em escolas públicas e privadas, em graduação e pós-graduação, nas áreas da saúde, educação em engenharias.

Mais

R$ 148,50

R$ 135

Compre agora
03. Seja um Parceiro

Suas ideias transformando a vida de muita gente.

Já pensou em compartilhar seu conhecimento? Dividir o que você sabe pode inspirar novas realidades e melhorar a vida de quem faz escola. Entre em contato. A Porto ajuda você a formatar seu curso, e você ajuda a Porto a transformar a educação.

  • Fazendo escola

    Ferramentas para professores e gestores ou temas de interesse educacional.

  • Novas habilidades

    Dicas e cursos práticos que ajudam você a ampliar suas possibilidades de atuação.

Quero oferecer um curso